Tabosa de Almeida criou, em Caruaru, o que viria a ser um projeto de grande importância para a cidade e região
A história da Associação Caruerense de Ensino Superior e Técnico – Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA) começou em 1959 quando o advogado e então deputado federal, Tabosa de Almeida idealizou com um grupo de pessoas o primeiro centro universitário do interior de Pernambuco.
Tabosa de Almeida enfrentava dificuldades na implantação dos cursos de Direito e Odontologia em uma faculdade no interior, pois a cidade de Caruaru não possuía recursos suficientes e isso gerava desconfiança na população. Apesar das adversidades, ele não desistiu da ideia e trabalhou por anos na construção de seu projeto.
Nos anos 2000, a instituição ampliou sua graduação com o oferecimento dos cursos de de Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem. Desde então, a ASCES reforça ainda mais o investimento no Agreste Pernambucano e atualmente oferece outros 12 cursos: Administração Pública, Relações Internacionais, Engenharia Ambiental, Serviço Social, Licenciatura em Educação Física, Engenharia de Produção, Saúde Coletiva que no Brasil, Engenharia de Produção, Saúde Coletiva, Nutrição, Comunicação Social e Ciência Política.
O instituto também tem mais de 40 projetos de Extensão e de Pesquisa universitária e um dos resultados mais positivos do trabalho de extensão é o projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, que já realizou cerca de 200 mil exames.
Em 2013, mais uma vez a ASCES inovou e implantou na cidade de Caruaru o Centro de Formação Técnica ASCES (CFT), fornecendo cursos técnicos na área de saúde e biologia.
O resultado positivo do projeto comprova o que seu idealizador, Tabosa de Almeida almejava: tornar Caruaru uma cidade de produção não apenas científica, mas de contribuições significativas para a população. A atuação perante a comunidade o reconhecimento do povo de Caruaru são conquistas de valor para a ASCES.