O programa gratuito atende público 60+ e integrantes de organizações não governamentais
O projeto de Extensão de Hortas Comunitárias e Jardins Sustentáveis receberá um patrocínio da cooperativa de crédito Sicredi para a compra de insumos, equipamentos e pagamento de bolsistas. O projeto, coordenado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Violin Pietrobon, da Biologia, é desenvolvido no Centro de Envelhecimento e Longevidade Vitalità, da PUC-Campinas, e com ONGs na região do Parque Valença II e em Hortolândia.
Os participantes aprendem gratuitamente técnicas de coleta seletiva, reutilização e reciclagem de materiais para produção de vasos e floreiras; plantio e cultivo de plantas alimentícias, temperos e plantas medicinais; alimentação saudável, segurança alimentar e economia; consumo familiar; e empreendedorismo sênior.
O Sicredi, com sede no Paraná e filiais em diversas partes do País, incluindo a região de Campinas, financia projetos voltados para projetos sociais de áreas como cultura, esporte, saúde, meio ambiente e inclusão social. Um dos principais objetivos é viabilizar ações que incentivem o empreendedorismo.
A PUC-Campinas foi informada do edital por meio do Escritório de Relações Corporativas da mantenedora, a Sociedade Campineira de Educação e Instrução, participou da escolha de projetos feita pela empresa e foi uma das contempladas. A assinatura do patrocínio será dia 26 de maio na Reitoria.
Para este ano, o Sicredi destinou cerca de R$ 1,1 milhão para convênios. Ao todo foram aprovados 92 projetos, sendo 79 deles na área de atuação do Paraná, cinco em Santa Catarina e oito em municípios da Região Metropolitana de Campinas.
Dos projetos contemplados na RMC, dois são de Campinas, três de Valinhos, dois de Paulínia e um de Sumaré. Entre as entidades, além da PUC-Campinas, estão o Lar da Criança Feliz e a AUPACC (Amigos Unidos Por Amor Contra o Câncer), entre outras.
Fonte: https://www.puc-campinas.edu.br/cooperativa-patrocina-projeto-de-hortas-comunitarias-e-jardins-sustentaveis/